Termos e Condições da Garantia

Termos e Condições da Garantia

WHIRLPOOL PORTUGAL Avenida D. João II, nº 9 I, 12º andar, Edifício Adamastor, Parque das Nações, 1990-077 Lisboa

Número de Assistência e Apoio ao cliente

707 203 204* 217 234 756

De Segunda a Sexta - feira das 8h00 às 20h00

*Custo da chamada desde rede fixa 0,11€ valor inicial (crédito 60 segundos) + 0,11€/minuto (faturação ao segundo). Para redes móveis 0,16€ valor inicial (crédito 60 segundos) + 0,16€/minuto (faturação ao segundo). IVA não incluído.

Garantia de conformidade Whirlpool Portugal A WHIRLPOOL PORTUGAL garante, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, os seus eletrodomésticos ao consumidor final contra qualquer defeito de fabrico (falta de conformidade), sempre que a compra se mostre devidamente documentada mediante fatura, talão de compra, recibo justificativo, guia de entrega, ou documento equivalente e o produto se encontre em Portugal, nas seguintes condições:

Duração da Garantia O tempo de duração da Garantia é de 3 anos, a contar desde a data de compra do produto, ou da data de entrega, no caso de esta ser posterior à compra, incluindo a substituição de qualquer peça ou componente defeituoso, bem como a mão-de-obra e deslocação necessárias para restituir ao produto o seu adequado funcionamento. No terceiro ano da Garantia, cabe ao consumidor final provar que a falta de conformidade existia à data da entrega do produto. Não se consideram incluídas na presente Garantia todas as visitas e intervenções realizadas por técnicos do Serviço de Assistência Técnica da Whirlpool Portugal que não estejam relacionadas direta ou indiretamente com o próprio produto, que não sejam devidas a defeitos de funcionamento ou a falta de conformidade com as prestações do produto descritas no correspondente Livro de Instruções, ou que sejam consideradas de manutenção. Observe, de seguida, as exclusões da presente Garantia e siga os conselhos do Livro de Instruções do aparelho antes de chamar o Serviço de Assistência Técnica. Sempre que a mobilidade e o tamanho permitam, inclusivamente no caso dos pequenos domésticos (SDA), micro-ondas de livre instalação e desumidificadores, o transporte até ao Serviço Técnico Oficial será a cargo do consumidor.

Exclusões da Garantia A presente Garantia NÃO inclui os motivos de intervenção que a seguir se detalham, sendo, portanto, da responsabilidade do consumidor a totalidade dos custos do Serviço de Assistência Técnica decorrentes de: − Visitas sem falta de conformidade do produto, visitas requeridas pelo consumidor que não finalizem numa intervenção por falta de conformidade, visitas requeridas para consultas, opiniões técnicas ou semelhantes. O Serviço de Assistência Técnica não realiza visitas de manutenção periódica do produto;

− Instalações, nivelamentos, explicações de funcionamento, retirada dos suportes de segurança de transporte, desembalagem do produto e sua colocação em funcionamento, incluindo a reversibilidade ou mudança do sentido de abertura das portas e as possíveis visitas derivadas desta operação, se esta não tiver sido realizada pelo Serviço de Assistência Técnica da marca. Estes serviços podem ser realizados pelo Serviço de Assistência Técnica às Tarifas oficialmente estabelecidas;

− Ajustes, regulações e limpezas a serem realizadas pelo consumidor, como: doseadores de sal, de abrilhantador, de detergente, termóstatos, filtros e componentes afetados por sujidade ou por calcário depositado nesses componentes;

− A rotura de roupa, falta de eficácia da lavagem ou desgastes anormais de determinados componentes do eletrodoméstico e qualquer estrago provocado pelo uso de detergentes inapropriados ou em doses incorretas;

− Peças habituais de manutenção periódica, a ser realizada pelo consumidor, como: substituição de filtros (de água, fumos, etc.), lâmpadas, fusíveis e consumíveis em geral. Ficam igualmente excluídos os desgastes ou deteriorações estéticos devidos ao uso (manípulos, puxadores, botões, cuvetes, bandejas, etc.);

− Qualquer intervenção alheia ao funcionamento do eletrodoméstico devida a uma instalação incorreta realizada pelo consumidor, como tubos mal colocados, dobrados, etc., intervenções devidas a objetos estranhos que provocaram obstruções em tubos, bloqueio de bombas, etc., ou um funcionamento incorreto por falta de limpeza dos filtros;

− Reparações por sobrecarga elétrica, falta de voltagem, falta de corrente, pressão de água ou gás não adequadas, torneiras fechadas, perdas por más ligações, etc., ou por utilização incorreta, comprovações anormais ou experiências, colocação ou instalação em ambientes inadequados bem como danos causados como consequência de outras ações indiretas;

− A Garantia legal não cobre danos ou defeitos como arranhões, mossas, corrosão ou oxidação que tenham sido produzidos por uma reação química devido ao uso de substâncias abrasivas ou devido ao facto do equipamento estar instalado em espaços com condições ambientais inadequadas;

− Os danos por causa de força maior (inundações, catástrofes, etc.), os derivados de motins, sublevação ou rebelião, reação nuclear, conflito armado, guerra civil, insurreição etc., bem como a apreensão, destruição, confiscação para ou por ordem de agentes de alfândegas ou outras autoridades;

− As instalações de produtos de Ar Condicionado não formam parte da Garantia;

− Quaisquer danos não imputáveis à Whirlpool Portugal.

Anulação da Garantia A Garantia do produto ficará invalidada em caso de:

− Danos causados por acessórios não aprovados pela Whirlpool Portugal, bem como os derivados de reparações efetuadas por pessoas que não pertençam a um Serviço de Assistência Técnica Oficial;

− Avarias provocadas por NÃO respeitar as instruções de uso e/ou por uma manutenção insuficiente ou incorreta;

− Manipulação dos dados da fatura, do talão de compra, da guia de remessa, da Garantia prolongada ou de qualquer documento equivalente, bem como da placa de matrícula identificadora do produto, ou a ausência desta;

− Utilização de qualquer eletrodoméstico para usos diferentes dos domésticos, por exemplo: em restaurantes, hotéis, pensões, bares, cabeleireiros, etc. (Exceto para aparelhos de Ar Condicionado).

Recomendações para o consumidor em caso de avaria Se detetar ou observar uma anomalia no seu produto, recomendamos que leia o guia para a localização de avarias do Livro de Instruções para reconhecer a anomalia, já que esta poderá ser solucionada diretamente por si. Leia com atenção as condições da Garantia, as suas exclusões e causas de anulação. Se a visita solicitada não for devida a uma falta de conformidade, ser-lhe-á cobrado o custo completo da intervenção. Tenha à mão a fatura de compra do eletrodoméstico ou a guia de entrega e identifique o modelo do mesmo. Ligue à nossa Rede de Assistência Técnica, fornecendo os dados mencionados no parágrafo anterior, para agendar uma visita. Solicite ao Técnico a sua identificação, como membro do Serviço de Assistência Técnica Oficial da marca. Exija sempre o documento justificativo da intervenção realizada. A Whirlpool Portugal dispõe igualmente de um Centro de Informação e Apoio ao Consumidor ao qual se poderá dirigir para resolver qualquer dúvida relacionada com os nossos produtos, Livros de Instruções, assessoria sobre a Garantia e atenção de reclamações sobre a Rede de Assistência. O horário das nossas linhas, de Informação e Apoio como de Assistência Técnica, é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00. (Telf 707 203 204).