O melhor exaustor de cozinha?
Deixe-nos ajudar a encontrá-lo!

É claro que os exaustores são úteis — filtram o ar na nossa cozinha, purificando-o em termos de gorduras e fumos e tornando-o mais fresco e sem odores. Mas há mais: os exaustores podem adicionar um toque único de estilo, uma afirmação forte na decoração da sua cozinha.
Este guia de compra de exaustores irá ajudá-lo nas coisas básicas que tem de saber antes de comprar.
Vamos começar!

1. Selecionar o estilo

Existem exaustores de cozinha de vários tipos, cada um deles com um formato, estilo e funcionalidade únicos.

A escolha depende de muitos fatores: o espaço disponível na sua cozinha, as funcionalidades que necessita, o design que procura.
Estes são os principais tipos de exaustores que poderá considerar:

Exaustores de chaminé

Visualmente atrativos, os exaustores de chaminé incluem uma cobertura e uma chaminé sobre a mesma. Cabem entre os seus armários, e não por baixo ou atrás dos mesmos.

Exaustores integrados

Se optar por algo que encaixe na mobília da cozinha, os exaustores integrados são a escolha certa. Existem em tamanhos padrão e não terá problemas para encontrar um que encaixe.

Exaustores Tradicionais

Os exaustores tradicionais são instalados por baixo dos seus armários, mas permanecem visíveis.
São compactos e discretos, pelo que, se for o que procura, considere um exaustor de visor.

2. Pegue na fita métrica!

O trabalho do exaustor é captar os fumos e os odores e direcioná-los para outro local (mais sobre este assunto no próximo passo).

Para melhorar a sua eficiência, deverá escolher um exaustor que seja pelo menos tão largo como a superfície da placa de cozedura por baixo. Neste caso, maior é realmente melhor.

3. Considere exaustores de extração e de filtração

Quando o seu exaustor tiver capturado o vapor e os odores resultantes dos seus cozinhados, tem dois modos básicos para os eliminar: o primeiro é transportá-los para o exterior, através de uma conduta. Deste modo, a gordura, os odores e o vapor são removidos da sua cozinha e da sua casa.
Os exaustores de filtração, ou recirculação, têm filtros através dos quais se transporta o ar, capturando a gordura e os odores, antes de regressar à cozinha. Têm um preço conveniente e são fáceis de instalar!

4. Conhecer as suas necessidades

Quando se trata de escolher o exaustor certo para a sua cozinha, existem outras coisas a ter em mente:

Níveis de velocidade da ventoinha.

O seu exaustor Indesit tem vários níveis de velocidade. Os mais rápidos são utilizados geralmente enquanto cozinha, e os mais lentos podem ser utilizados para resíduos, depois de deixar de cozinhar. 

Fluxo de ar.

O fluxo de ar é medido em metros cúbicos por hora.

Quanto maior for o valor, maior é a quantidade de ar que o exaustor consegue filtrar.

Ruído.

Verifique os níveis de ruído do exaustor que está a considerar. A Indesit tem exaustores de ruído reduzido, se isto for importante para si.

Luz.

Isto pode parecer básico, mas alguma luz adicional pode melhorar realmente a sua experiência enquanto cozinha. Quer a sua cozinha seja ou não luminosa, experimente e escolha um exaustor que inclua luz.

5. Escolher uma cor!

A cor e o design são elementos-chave de uma cozinha bonita. Não ignore este passo!
As cores comuns dos exaustores são branco, preto, inox e cinzento. São cores versáteis e podem ser combinadas facilmente com as suas cores existentes. Pode querer adicionar um pouco de contraste — escolhendo um forno branco, se o seu esquema global de cores for escuro, por exemplo.